Ruy Guerranoticias


Ruy Guerra faz 90 anos


Ruy Guerra completará 90 anos este ano; já começaram algumas homenagens a ele, como no 26º Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade, organizado em São Paulo por Amir Labaki, dos dias 8 a 18 de Abril de 2021. A exibição foi nacional e pela segunda vez virtual em função da pandemia. Foram exibidos dois de seus cinco documentários africanos: Mueda Memória e Massacre e Os Comprometidos- Atas de um processo de descolonização. Ruy deu também uma aula magistral, entrevistado por Adilson Mendes (autor de um livro de entrevistas do cineasta) e Diogo Oliveira ( diretor de filme sobre Ruy Guerra, O Homem que Matou John Wayne).



SOB PRESSÃO


Ruy escreveu, no segundo semestre de 2020, a pedido de Andrucha Waddington, para a apresentação de sua série na TV Globo "Sob Pressão", a letra de uma música com o mesmo título, Sob Pressão, musicada por Gilberto Gil e gravada por este ultimo e Chico Buarque.



ULTIMO FILME DE RUY GUERRA “AOS PEDAÇOS”, FILMADO EM CATAGUASES EM 2018


Foi exibido no Rotterdam Film FESTIVAL em janeiro/fevereiro de 2020; e no 48o Festival de Gramado em setembro de 2020, onde recebeu os premios de melhor direção, fotografia, melhor desenho de som.



Doutor Honoris Causa


Ruy Guerra deverá receber o titulo de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no dia 28 de junho de 2018, das mãos do Magnifico Reitor Roberto Leher. A cerimônia se dará no Colégio Brasileiro de Altos Estudos à Avenida Ruy Barbosa, 762.



Quase Memória estreia comercial nacional em 19 de abril de 2018


Sinopse: ”Carlos é um homem condenado aos desassossegos da memória que se encontra com ele mesmo em uma dobra de tempo. Carlos jovem está diante do esquecimento de Carlos velho, que já não se lembra sequer do próprio rosto. Recebem um pacote. Mas o pacote parece estranho. O nó que o amarra, o cheiro, a letra no envelope: a encomenda só poderia ter sido enviada por seu pai, Ernesto, morto há anos. Um pai que sempre criou situações inusitadas. Nessa dobra do tempo, há um Carlos que lembra e há um Carlos que esquece, as suas divertidas memórias ao lado desse pai genialmente louco.”

Adaptado da obra de Carlos Heitor Cony

Trailer oficial : https://www.youtube.com/watch?v=p1ZDPkheiLA



Ruy Guerra em Conversa com Bial


Em 2 de outubro de 2017 Ruy Guerra compareceu ao programa Conversa com Bial, na TV Globo; a entrevista pode ser acompanhada no Globo Play e no Youtube.

O 12º Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro teve como homenageado de honra Ruy Guerra. Desenrolou-se de 30 de novembro a 6 de dezembro de 2017 em João Pessoa, Paraíba. Houve a exibição de vários de seus filmes, mesa-redonda sobre o cineasta e sua produção artística, além da divulgação de sua biografia Ruy Guerra paixão escancarada, por Vavy Pacheco Borges.

https://www.youtube.com/watch?v=rMl1S0t8nts



Uma biografia de Ruy


RUY GUERRA paixão escancarada, escrita por Vavy Pacheco Borges após uma longa pesquisa, será lançada pela editora BOMTEMPO em São Paulo no dia 08/08/2017 na Livraria da Vila na Alameda Lorena, e em 21/08 na Livraria Travessa no Shopping Leblon, Rio de Janeiro.



Festival Africa's – Cinema e Revolução


Houve em novembro de 2016, no Cinema Belas Artes em São Paulo, o Festival Africa's – Cinema e Revolução, organizado por professora da ECA, USP, LUcia Ramos Monteiro. Foram exibidos 4 curtas metragens de Ruy Guerra, apresentados por Vavy Pacheco Borges e o longa Mueda, Memória e Massacre, seguidos de um debate com a participação do diretor.



La Furia Umana


Foi feita uma homenagem a Ruy Guerra no periódico de cinema La Furia Umana.

http://www.lafuriaumana.it/



EXIBIÇÕES


"Quase Memória" foi exibido no 38th Moscow Internatonal Film Festival tendo recebido duas menções honrosas: Menção Especial do Jury de críticos russos e Menção Especial da Federação dos cineclubes russos.

"O Homem que matou John Wayne" foi exibido no mes de maio no Amsterdam Film Festival 2016, tendo recebido o premio Van Gogh de Melhor Montagem.

exibição do filme O homem que matou John Wayne



O HOMEM QUE MATOU JOHN WAYNE


O documentário que trata das ideias sobre arte e cinema de Ruy Guerra estreou no Brasil em abril de 2016 no Festival Tudo é Verdade; em São Paulo no dia 11 e no Rio dia 14, em sessão especial em homenagem ao cineasta.



QUASE MEMÓRIA


Quase Memória, o mais recente filme de Ruy Guerra, foi exibido na 39ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo nos dias 28/29 e 30 de outubro.
Quase Memória também foi exibido no Festival do Rio de Janeiro e ganhou o Prêmio Especial do Jury; foi exibido no 19o Festival Internacional de Punta del Este, recebendo em 27/02/2016 o prêmio de melhor direção e menção honrosa para a fotografia.



Facebook



37º Festival del Cine Latinoamercano de Havana


No 37º Festival del Cine Latinoamercano de Havana de 3 a 13/12/2015, Ruy Guerra foi homenageado com el Coral de Honor; haverá exibição de alguns seus filmes e exposição de fotos.

O documentário sobre sua produção artística intitulado O homem que matou John Wayne - tendo como diretores seus ex alunos e coroteiristas Diogo de Oliveira e Bruno Laet - foi exibido pela primeira vez.



Colóquio Internacional - Ruy Guerra e o Pensamento Crítico das Imagens


Foi realizado em Paris nos dias 8 e 9 de outubro, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do INHA (Institut Nacional d'Hitoire de l'Art). Para ler o documento completo, clique aqui.

PROGRAMA

CONVITE