Ruy Guerracronicas

Utilidades e perigos do cinema na formação do caráter da juventude
Ruy Guerra




O cinema é uma arte das massas “e como tal tem uma missão a cumprir”, se atendemos a sua possibilidade de expansão e compreensão, em relação a qualquer outra fonte de cultura, veremos que indiscutivelmente o primeiro lugar. A leitura, sem duvida alguma, uma das melhores armas do progresso, requer no entanto um determinado esforço intelectual como uma certa preparação necessária para apreensão do assunto tratado.Isso não entrando em conta com o analfabetismo e as dificuldades na obtenção, de livros, da escolha, da falta de tempo para os ler, etc.

Com o cinema a quem alguém apelidou de “cultura para preguiçosos”, já não acontece o mesmo. O operário, o pequeno proprietário, o adolescente todos de um modo geral o procuram como motivo de recreação e tem sido esse o ponto explorado pelas grandes companhias cinematográficas: em lugar de produzir obras que educam a mentalidade do povo e os façam voltar para a realidade ambiente, têm explorado dois grandes temas: o Amor e o Crime. A par disso, os filmes cômicos sem fundo moral se impõem e essas pequenas comedias que terminam sempre por satisfazer quem as vê. Assim o publico habituou-se a considerar o cinema como um divertimento cujo único fim é pô-lo bem disposto. E as comedias, os filmes de aventuras, os dramas policiais, os filmes em serie sucedem-se apenas entremeados de longe por alguma boa obra dum produtor consciencioso que passa despercebido entre o grande publico.

Não é infelizmente o panorama do cinema de hoje. Todas essa fitas que tem apenas o fim comercial têm influenciado desastrosamente o publico em geral, especificadamente a juventude, produzindo filmes de “gangster”, vagabundos falsamente retratados. O cinema leva o jovem a ter uma existência de beleza naquela vida triste e sofredora, obrigando-o a procurar dar uma satisfação a essas tendências que nele incute pela criação desse mesmo mundo; por isso todos nos temos conhecimento de casos de rapazes que se perderam no caminho dos transviados, para o que muito contribui aquilo que podemos chamar – “O Mau Cinema”. É esse mal que se deve combater; a influencia do cinema esta mais do que provada na formação do caráter, mas infelizmente no sentido oposto àquele que devia exercer. No dia em que o cinema perder o aspecto profundamente comercial de agora para se tornar um meio de cultura estará então cumprindo a sua missão.