-
BORGES, Vavy Pacheco: “Ruy Guerra: “uma vida `medida do sonho”, publicação, Festival do Cine Documentário, Maputo, Mozambique, 2011
-
BORGES, Vavy Pacheco: “Nas pegadas de um leão” em Grafia da vida reflexões e experiências com a escrita biográfica, Alexandre de Sá Avelar e Benito Bissio (orgs.) Editora Letra e Voz , SP 2012, pp. 83-104
-
BORGES, Vavy Pacheco: “Paixão Escancarada - Ruy Guerra, vida e obra” (biografia em fase de finalização)
-
BRISENO, Marcelo: “Recursos Cinematográficos de Estorvo no contexto pós- moderno”, artigo em revista INOVCOM, Vol.1, No 2, 2006
-
CONTI, Maria Aparecida. Calabar, o elogio da traição: drama da memória ou trama na história? 2007. 119 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007
-
DOURADO, Elziane O.. O diálogo entre o cinema direto e o filme A Queda, Cinema e ciência humanas, Multimeios UNICAMP, Campinas, s.d.
-
DUARTE, Mimoso. Ruys , Imagologies et Métissage Enjeu de l´espace litérraire et filmique: des scénarios et des “Cuentos” 1972 de Gabriel García Márques a Erendira (1982, un film de Ruy Guerra., Littéature Comparé et Cinema, Université de Toulouse II –, Toulouse, 2001
-
GARCIA, Miliandre: “A luta agora é na justiça: o processo censório de Calabar”, artigo em revista PolHis año 5, Numero 9, primer semestre 2012
-
HARDMANN, Halina: “Os Cafajestes e Os Fuzis : proximidade e distância na representação popular”, ensaio de avaliação, UFSC., Florianópolis, 2008
-
MARTINS, Christian Alves. Diálogos entre passado e presente: “Calabar, O elogio da traição” (1973) de Chico Buarque e Ruy Guerra. 2007. 201 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007
-
MARTINS, Christian Alves. Rupturas e permanências: a recepção de “Calabar, o elogio da traição” de Chico Buarque e Ruy Guerra. 2013. 230 f. Tese (Doutorado em História Social) – Programa de Pós-Graduação em História do Instituto de História, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
-
MEDEIROS, Viviane. Rupturas e descaminhos: o Estorvo da pós-modenidade , Monografia: Imagens e representações da cidade , PUC-RJ.- Rio de Janeiro, 2003
-
MELO, Pedro Henrique de: “O riso: a linguagem da transgressão através da leitura de Calabar - o elogio da transgressão de Chico Buarque e Ruy Guerra”, especialização em Letras, UFOP, 2005
-
REIS, Mirian S. Carneiro. Náusea e absurdo: o existencialismo em Estorvo ,Mestrado em Literatura e diversidade cultural, Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, 2010
-
NUNES, Elzimar F.: “A reescrita da História em Calabar, o elogio da traição, de Chico Buarque e Ruy Guerra”, Universidade de Brasilia, 2002
-
PINTO, Carlos Eduardo Pinto de. Imaginar a cidade real: o Cinema Novo e a representação da modernidade urbana carioca (1955-1970). 2013. 344 f. Tese (doutorado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói. 2013
-
PINTO, Carlos Eduardo Pinto de. Câmera-arma: a representação das funções sociais da fotografia em Os Cafajestes (Ruy Guerra, 1962). Revista Brasileira de História da Mídia, Porto Alegre/ São Paulo, v. 2, n. 2, jul./dez., p. 151-158, 2013
-
PINTO, Leonor Stella de Souza. Le cinéma brésilien au risque de la censura pendsant la dictature militaire de 1964 a 1985. Thèse de Doctorad, Univ de Toulouse –Le Miraill, 2001
-
PORTANOVA DE BARROS, Eduardo: “O nomadismo poético em Estorvo, de Ruy Guerra” comunicação no: IX Seminário Internacional da Comunicação: Simulacros e dis(simulações) na sociedade hiperespetacular (Anais). Porto Alegre : EDIPUCRS, 2007
-
PORTANOVA DE BARROS, Eduardo: “O cinema de Ruy Guerra; um imaginário autoral na pós-modernidade”, Tese de Doutorado, PUC-RS, 2009
-
ROCHA, Elizabete Sanches. O elogio da liberdade: procedimentos estéticos em Calabar. 2003. 299 f. Tese (Doutorado em letras) – Faculdade de Ciência e Letras, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2003
-
SCHEFER, Raquel. Birth of fiction: On "Mueda, Memória e Massacre", by Ruy Guerra. Africa's Lost Classics: New Histories of African Cinema/ ed. por Lizelle Bisschoff e David Murphy. Oxford: Legenda, Maney Publishing, 9 p., no prelo (Outubro de 2014)
-
SCHEFER, Raquel. La forme-événement: Le Cinéma Révolutionnaire Mozambicain et le Cinéma de Libération, Thèse de Doctorat d´Études Cinématographiques à l Úniversité Sorbonne Nouvelle-Paris 3 (Outubro, 2015)
-
SCHEFER, Raquel. Reconstitutions / Autour de “Mueda, Memória e Massacre” de Ruy Guerra. Article commenté. 10 ans de Bétonsalon – Centre d’art et de recherche/ ed. por Mélanie Bouteloup. Paris: Bétonsalon e Les éditions Beaux-arts, no prelo (Setembro de 2014)
-
SCHEFER, Raquel. Fictions of the Liberation Struggle: Ruy Guerra, José Cardoso, Zdravko Velimirovic. Assubuji, Rui, Israel, Paolo e Thompson, Drew (ed. por), The Liberarion Script in Mozambican History, Kronos: Southern African Histories, XXXIX, Novembro de 2013, pp. 298-315
-
SCHEFER, Raquel. Fictions of the Liberation Struggle: Ruy Guerra, José Cardoso, Zdravko Velimirovic. Assubuji, Rui, Israel, Paolo e Thompson, Drew (ed. por), The Liberarion Script in Mozambican History, Kronos: Southern African Histories, XXXIX, Novembro de 2013, pp. 298-315
-
SCHEFER, Raquel. Re-constitutions. On ‘Mueda, Memória e Massacre‘, by Ruy Guerra. Bouteloup, Mélanie (ed. por), You do not stand in one place to watch a masquerade, Le Journal de La Triennale, Paris : CNAP, Palais de Tokyo, IV, 2012, pp. 39-41
URL
-
SCHEFER, Raquel. O Nascimento de uma Imagem, Buala, 2011
URL
-
SILVA, Anderson Lopes e RIBEIRO, Regiane Regina: “O cinema brasileiro e as identidades híbridas em Ruy Guerra: o olhar latino-africano de um cidadão da vida”, artigo, Journal of Brazilian Studies Vol 3 Nro 1 (Jul.2014)
-
SILVA, Anderson Lopes. “O cinema autoral em Ruy Guerra: uma análise fílmica de “Os Cafajestes” (1962). 2013. Monografia (Especialização em Comunicação, Cultura e Arte) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba
-
SILVA, Anderson Lopes. “Revisitando Ruy Guerra: um percurso metodológico pela análise fílmica de 'Os Cafajestes' (1962)”, 'Toma Uno', do Departamento de Cinema e Televisão (Universidad Nacional de Córdoba, Argentina) (no prelo)
-
SOUZA, Maria Cristina R. da C. O discurso de oposição de Chico Buarque de Hollanda na ditadura militar brasileira. 1999. 92 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1999
-
TAVARES, Ane Carolina Randig. “(Re)criar para (re)contar: O processo transcriativo de La mala hora, de Gabriel García Márquez, por Ruy Guerra". Dissertação de mestrado (Estudos de Literatura - PPGlit) novembro de 2013,UFSCAR
-
VIANA, Ana Cristina Caminha. Calabar, O Elogio da Traição: Um novo drama histórico. 2006. 123 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006
-
XAVIER, Ismail: O olho mágico, o abrigo e a ameaça: Ruy Guerra filma Chico Buarque, em MATRIZes, ECA-USP, Capa, vol.2, No 2, 2009
-
XAVIER, Ismail: “Os deuses e os mortos: Maldição dos deuses ou maldição da História” artigo, Ilha do Desterro, Florianópolis No 32, 1997